Síndrome dos Ovários Policísticos

É uma doença muito comum em mulheres em idade reprodutiva. Quando suspeitada, outras doenças menos comuns que em que há aumento dos hormônios masculinos devem ser excluídas. Além disso, a SOP está associada com o maior risco para o desenvolvimento de outras doenças como câncer de endométrio (tumor localizado na parede interna do útero), ataque cardíaco e diabetes.

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma doença caracterizada pelo aumento da produção de hormônios masculinos pelos ovários. Não se conhece exatamente a sua causa, mas sabe-se que a genética está envolvida. Os sintomas da SOP são: aumento do volume ovariano, ausência ou irregularidade da menstruação, ausência de ovulação, aumento de peso, aparecimento de acne,
hirsutismo (crescimento de pêlos no rosto e outros locais em que a mulher normalmente não tem pêlos), queda de cabelo, aumento de sudorese, resistência insulínica e problemas com a fertilidade.

O tratamento da SOP depende dos sintomas apresentados. Se a principal queixa é o hirsutismo e acne, o tratamento é feito pelo bloqueio hormonal, com anticoncepcionais adequados, associado ou não a outros medicamentos orais e tópicos. Se a principal queixa é infertilidade, existem tratamentos para indução da ovulação. Todas as pacientes devem ser avaliadas quanto a distúrbios de tireóide e diabetes.

O incentivo à perda de peso, reeducação alimentar e atividade física deve sempre estar presente. A perda de peso favorecerá a queda dos androgênios circulantes, melhorando o perfil lipídico e diminuindo a resistência periférica à insulina; dessa forma, contribuirá para a regularização da função  ovulatória.

Até o momento não foi descoberta a cura para a SOP, entretanto com o controle dos sintomas é possível prevenir os problemas associados.