Osteoporose

Doença que ocorre quando os ossos se tornam frágeis, podendo se quebrar com traumas mínimos, que normalmente não produziriam fraturas. A causa mais comum é a pós-menopausa, pela queda dos hormônios femininos, os quais normalmente protegem o osso.

Entretanto, outras causas também podem levar ao enfraquecimento ósseo, como o envelhecimento, a deficiência de vitamina D, medicações (principalmente uso crônico de corticóides) e outras doenças, como o hipertireoidismo e algumas doenças intestinais.

O principal exame diagnóstico é a densitometria óssea. Algumas características podem nos indicar pessoas de maior risco para desenvolver esta doença: idades avançadas (acima 65 anos), mulheres, menopausa precoce, história de fraturas de quadril em familiares de primeiro grau (pais ou irmãos), tabagismo, baixo peso corporal, doenças concomitantes e uso de medicações prejudiciais.

Importante: a osteoporose é assintomática até que haja a fratura, ou seja, o osso enfraquecido não dói até que se quebre. Então não espere sentir dor para prevenir. Além disso, o exame de Raio X só avalia osteoporose em situações mais avançadas, em geral já com fratura.

Existem tratamentos que melhoram muito a qualidade óssea, diminuindo o risco de fraturas, entre eles a própria reposição hormonal e medicações como alendronato. Algumas medidas podem prevenir e também devem ser incluídas no tratamento da osteoporose, como o consumo adequado de cálcio (leite e derivados, e se não for suficiente, suplementar), reposição de vitamina D e prática de exercício físico com um pouco de impacto, como caminhadas e musculação. Prevenir quedas evita boa parte das fraturas em idosos, portanto evitem tapetes escorregadiços, acender a luz se for ao banheiro pela noite, uso de calçados adequados para não tropeçar, entre outras medidas.