Infecção Urinária de Repetição

Cistite é o nome que dá para as doenças inflamatórias ou infecciosas da bexiga. A cistite infecciosa bacterina é a segunda infecção mais comum que ocorre na mulher, levando-se em conta os estados gripais. Considera-se que 50-80% das mulheres apresentarão ao menos um episódio de Infecção Urinária em sua vida e 15% terão uma por ano.

Os episódios de cistite de repetição não-complicada podem ser divididos em persistentes (infecção pelo mesmogerme) e recorrentes (infecção por germes diferentes). Estima-se que cerca de 80% das mulheres com infecção urinária tratada venham a apresentar recorrência.

Os sintomas geralmente são urgência e aumento da frequência urinária, associados a disúria (dor/queimação durante o esvaziamento). A mulher ainda pode perceber a urina com odor mais acentuado e coloração mais forte, inclusive com sangramento uretral.

As cistites frequentemente são causadas por germes oriundos do próprio trato intestinal, em especial por uma bactéria conhecida como Escherichia Coli.

São principais causas de cistite de repetição:

• Diabetes;
  • Gravidez;
  • Estados de imunossupressão;
  • Malformações do tratourinário;
  • Cálculos renais e instrumentação do trato urinário (uso de sondas);
  • Prolapsos genitais e dificuldade em esvaziar a bexiga;
  • Aumento da frequência sexual e uso de espermicidas;
  • Mau hábito de higiene (limpar de “atrás-para- a-frente” e não de “frente-para- atrás”).

A investigação é um passo importante a ser tomado pela equipe médica na resolução dos episódios de cistite quando estes se tornam repetitivos; a automedicação é perigosa e pode piorar o quadro, principalmente se a paciente tem o mau hábito de utilizar antibióticos com frequência, pois o isto pode precipitar resistência bacteriana e transformar uma cistite não-complicada em quadros até de Pielonefrite (infecção do trato urinário superior, que pode envolver os rins).

Dentre os tratamentos existentes, podemos citar:

• Mudança comportamental: isto inclui os hábitos de higiene e de frequência urinária, como urinar após a atividade sexual, não utilizar duchas vaginais e aumentar a ingesta de liquido durante o dia.
  • Medicações de uso oral – antissépticos urinários, Cramberry, D-mannose e antibióticos. Sendo que os antibióticos podem ser utilizados de forma contínua, na crise ou profilaticamente;
  • Imunoestimuladores: são medicações de uso oral que promovem a estimulação das células de defesa do organismo, tornando mais difícil o aparecimento da doença (Uro-Vaxon®);
  • Medicação de uso intravesical: a aplicação de Cystistat® (ácido hialurônico) é destinado para substituir temporariamente a camada de glicosaminoglicanos (GAG) na bexiga. Sabe-se que a GAG que cobre a a
    parede da bexiga, garante uma barreira protetora contra microrganismos, carcinógenos, cristais e outros agentes presentes na urina.