Image Alt

Himenoplastia

O hímen é uma película dérmica presente na entrada da vagina. Existe em certos mamíferos para proteger as fêmeas durante a sua infância dos riscos de infecções genitais. Na mulher, durante a infância é uma membrana relativamente espessa e resistente; no entanto, com o aproximar da puberdade, torna-se mais fina e pouco resistente.

O hímen é geralmente rompido de forma permanente quando a mulher pratica pela primeira vez o coito. Criaram-se, no entanto, mitos devido ao tabu, sobre a existência de dor e sangramentos abundantes na altura da defloração, o que vem prolongando ao longo de gerações o receio de muitas mulheres durante a primeira relação. Muitas vezes, este receio e as “pressas” do parceiro é ainda um dos maiores responsáveis por algum desconforto das mulheres na sua primeira relação sexual. Quando “as coisas são bem feitas” e acima de tudo com ambos conscientes e perfeitamente à vontade com o que estão a fazer, uma grande maioria das mulheres não só não sentem nenhuma dor nem ardor na altura em que ocorre a defloração, como praticamente não ocorre grande sangramento; quando há é de tal modo insignificante que é estancado pela própria pressão do pênis contra as paredes da vagina. Muitas vezes a mulher só nota que “sangrou” ao vestir suas roupas.

A himenoplastia, nada mais é do que a reconstituição do hímen tal qual era antes de ter havido sua ruptura, em geral após relação sexual. Porém, algumas mulheres, por motivos religiosos e outras nem tanto e sem a conotação de falsidade ideológica, vêm buscando neste procedimento um adicional em sua vida sexual e em situações especiais como, segundas núpcias, novos casamentos, comemorações de aniversários de casamentos ou para apimentar o relacionamento como um fetiche que agregue um grau de intimidade maior.

O procedimento é realizado em ambiente hospitalar; utiliza-se modernas técnicas de micro-cirurgia, com colas biológicas e suturas delicadas. A anestesia é local com sedação. A cirurgia demora em média 30min e a alta hospitalar geralmente ocorre logo em seguida. Não há necessidade de se retirar pontos e outras correções podem ser feitas concomitante, como Bioplastia ou Ninfoplastia.

Sobre a clínica

Referência no sul de Santa Catarina, a Clínica Sara Ribeiro é especializada na assistência da saúde da mulher, bem como em distúrbios endocrinológicos.

(48) 3437 5543

Marque sua consulta!

Entre em contato para maiores informações e consultas.