Image Alt

Distúrbios do Crescimento e Puberdade

A maior procura que ocorre no consultório para avaliação pediátrica está relacionada ao crescimento normal e época da puberdade.

Quando avaliamos o crescimento, alguns parâmetros são analisados para se definir o que está dentro do normal ou deve ser investigado. São eles: altura em comparação à idade cronológica (utiliza-se um gráfico comparativo); altura do pai e mãe; análise de desenvolvimento (grau de puberdade), entre outros. Encontramos crianças com altura abaixo da idade, mas altura familiar também abaixo da média, o que é absolutamente normal. Também acontece crianças menores, mas que estão atrasadas em relação ao desenvolvimento puberal, e que vão continuar crescendo após a maioria dos adolescentes, também normal, sem consequências na altura final. Tratamento para o crescimento é realizado quando há doença, como por exemplo deficiência do hormônio de crescimento, em que há a necessidade de reposição deste hormônio. Estas situações patológicas são a minoria dos casos, e uma avaliação laboratorial se faz necessária. Raio X da mão para analisar a idade óssea também é um importante exame nesta avaliação. Quando nenhuma causa é encontrada, chamamos de baixa estatura idiopática, e tratamento com hormônio de crescimento é extremamente controverso nesta situação.

Em relação à puberdade, observamos muitas dúvidas em relação à época normal de desenvolvimento destas crianças. A verdade é que existe muita variação do que se considera normal nesta fase. O consenso é que se considera puberdade precoce quando há aparecimento de mamas nas meninas antes dos oito anos de idade ou menstruação antes dos dez anos; e nos meninos aumento dos testículos antes dos nove anos. Também se realiza uma avaliação laboratorial e da idade óssea para analisar a necessidade de tratamento, que consiste em bloquear está puberdade até a idade média em que se considera normal este desenvolvimento.

Sobre a clínica

Referência no sul de Santa Catarina, a Clínica Sara Ribeiro é especializada na assistência da saúde da mulher, bem como em distúrbios endocrinológicos.

(48) 3437 5543

Marque sua consulta!

Entre em contato para maiores informações e consultas.